Anorexia

O que é a anorexia?



A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anorética. A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes, sendo que cerca de 90% é do sexo feminino, e cerca de 40% dos casos ocorre entre adolescentes. Cerca de 1 em cada 300 habitantes de países desenvolvidos já foram diagnosticados com anorexia.

Causas:


Episódios de anorexia costumam durar cerca de 1,7 anos e de 5 a 20% dos anoréxicos morrem em decorrência do transtorno, sendo que quanto mais longo o episódio e menor o IMC (Índice de Massa Corporal), maiores os riscos de morte. Modelos, atrizes, cantoras, atletas e dançarinas são mais vulneráveis ao transtorno. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceite pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying.

Tratamento:


Deve-se ter duas vertentes, a não-farmacológica e a farmacológica. Entretanto deve ter-se em mente a importância de uma relação médico-paciente satisfatória, uma vez que a negação pelo paciente é muitas vezes presente. Dependendo da gravidade do paciente pode pensar-se em internamento para restabelecimento da saúde. Correção de possíveis alterações metabólicas e um plano alimentar bem definido são fundamentais.

Tratamento farmacológico:


Medicamentos usados no tratamento da depressão e da ansiedade como fluoxetina e topiramato tem mostrado resultados moderados em transtornos alimentares, provavelmente por tratar os pensamentos obsessivos e compulsivos, baixa auto-estima, instabilidade e stress que frequentemente estão associados ao quadro de anorexia. Outra opção é a olanzapina, remédio para transtorno bipolar pelo seu efeito como estabilizante de humor. Mesmo sendo o tratamento medicamentoso da anorexia nervosa pouco eficiente, continua a ser útil para tratar os sintomas relacionados (ansiedade, pensamentos obsessivos e mau humor) e para prevenir recaídas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anorexia_nervosa

Onde pedir ajuda?


Associação dos Familiares e Amigos dos Anoréticos e Bulímicos (AFAAB) é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos dar apoio e defender os direitos dos doentes com anorexia e bulimia, através do encaminhamento às consultas de DCA e do aconselhamento às famílias. Nestes dois anos de existência, a AFAAB tem desenvolvido sobretudo ações de informação e prevenção, desempenhando um papel importante para o conhecimento da doença.

 endereço eletrónico: http://afaab.org/index.php?secid=3

Contactos

Sede

Rua de Augusto Gomes, 313 (Traseiras)

Atendimento às 2ª, 4ª e 6ª feiras das 15H às 18H

Apartado 2198 

4450-999 MATOSINHOS

22 938 56 44  (2ª,4ª e 6ª feira das 15H às 18H)

91 492 99 28  (Todos os dias)

 afaab@sapo.pt 

Núcleo de Faro
Guiomar Paulo
28 999 14 28
guiomarpaulo342@hotmail.com

 

 



Núcleo de Lisboa
José Delgado
21 432 19 67
jjcdelgado@mail.cp.pt

 

Núcleo de Braga
Helena Campos

25 361 25 08

helena.f.campos@seg-social.pt