terça-feira, 17 de março de 2015

Álcool ( O que será deste Pais Portugal se nada for feito )

Observa o vídeo  acerca das informações preocupantes acerca do consumo de álcool entre os jovens e as suas consequências.




 
Post publicado por João Monte

Danos a nível cerebral causados pelo tabaco podem ser reversíveis

Os exames de ressonância magnética de 50 escoceses septuagenários confirmaram uma ligação entre o fumo e uma aceleração no desgaste relacionado com a idade do córtex - a camada externa da massa cinzenta, de acordo com os investigadores que publicaram o estudo.

Entretanto, os investigadores também referiram, pela primeira vez, o potencial de recuperação após a pessoa deixar de fumar.

O córtex de ex-fumadores no grupo "parece ter recuperado parcialmente para cada ano sem fumar", de acordo com a equipa multinacional autora do estudo, publicado no jornal Molecular Psychiatry, da revista Nature.

Os investigadores advertiram que "embora a recuperação parcial pareça possível, pode ser um processo longo".

Outros estudos têm relacionado o fumo de cigarros com o declínio cognitivo e demência e alguns referem uma degeneração cerebral.

"As evidências sugerem que os fumadores têm, em média, um funcionamento cognitivo global um pouco mais pobre numa idade avançada, assim como têm menores médias em vários domínios cognitivos, como a flexibilidade cognitiva e memória".

No entanto, nunca havia sido demonstrado se os efeitos poderiam reversíveis.

Neste novo estudo, o grupo de investigadores utilizaram pessoas que participaram numa pesquisa que utilizou crianças escocesas em idade escolar, em 1947, quando as suas funções cognitivas foram testadas.

Os participantes sobreviventes foram submetidos a ressonância magnética (MRI), feita em 2007, e os resultados de 504 deles foram analisados.

Havia 36 fumadores, 223 ex-fumadores e 245 que nunca fumaram no grupo, tendo os participantes em média 73 anos, segundo o estudo.

Não houve diferenças significantes entre o QI (coeficiente de inteligência) na infância e na velhice, tendo sido o grupo dividido, quase igualmente, apenas entre homens e mulheres.

As análises das ressonâncias mostraram que os fumadores recorrentes "tinham um córtex mais fino do que os que nunca tinham fumado", referiu ainda o estudo.

O estudo referiu que aqueles que deixaram de fumar podem apresentar uma desaceleração, para um ritmo mais lento, do afinamento do córtex, passando a um afinamento normal característico em idades mais avançadas.

Fonte: Sic Notícias
 
Post publicado por Leandro Matos

segunda-feira, 16 de março de 2015

Dia Mundial sem Tabaco

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabaco é uma das principais causas de morte evitáveis que, todos os anos, é responsável por mais de 6 milhões de óbitos em todo o mundo. Na véspera do Dia Mundial sem Tabaco, Jaime Pina, pneumatologista, esteve na Edição da Manhã da SIC para falar do impacto do tabagismo como fator de risco para as doenças respiratórias.

Ver vídeo abaixo.

Post publicado por Leandro Matos

APCOI: Obesidade Infantil em Portugal - Versão Atualizada

Em Portugal, uma em cada três crianças tem este problema de saúde. Segundo o estudo 2013-2014 da APCOI que contou com 18.374 crianças (uma das maiores amostras neste tipo de investigação): 33,3% das crianças entre os 2 e os 12 anos têm excesso de peso, das quais 16,8% são obesas. De acordo com a Comissão Europeia, Portugal está entre os países da europa com maior número de crianças afectadas por esta epidemia.


A obesidade atinge 1 milhão de adultos em Portugal e 3,5 milhões são pré-obesos. São os principais resultados de um relatório que apresenta números preocupantes nos mais novos: cerca de 15% das crianças entre os 6 e os 9 anos são obesas e mais de 35% sofrem de excesso de peso. As questões socioeconómicas parecem ter uma influência decisiva.


Obesidade infantil é "preocupante" e poderá levar o excesso de peso a tornar-se a "norma" na Europa, segundo relatório da OMS. Portugal está entre os países com taxa elevada de excesso de peso infantil e também nos adultos.

Post publicado por Gonçalo Seixas

Vítima de bullying tenta suicídio

Uma adolescente de 13 anos, vítima de bullying na escola, tentou matar-se, na quarta-feira, ingerindo 70 comprimidos e tentando sufocar-se com um cinto. Só a intervenção da mãe evitou a tragédia. A menor foi transportada para o Hospital Padre Américo, em Penafiel, onde esteve internada durante um dia.



A mãe da aluna da Escola Básica 2,3 da Sobreira, em Paredes, teme pelo futuro da filha, caso os insultos, as ameaças e as agressões se mantenham. "Ando com o coração nas mãos", desabafa ao Correio da Manhã. Segundo conta, desde o ano passado que a filha se queixa das colegas. Há três semanas, porém, tudo piorou, quando a jovem foi agredida, já no exterior da escola, por quatro raparigas do 7º ano, de turmas diferente: "Pediram tabaco ou dinheiro à minha filha, mas como ela não deu, bateram-lhe." A progenitora apresentou queixa na escola nesse mesmo dia, mas as ameaças continuaram. Na manhã de quarta-feira, a adolescente voltou a levar um pontapé. "Chegou a casa às 13h30 e contou-me. Fui à escola, e, quando regressei, por volta das 17h00, encontrei-a a chorar. Cinco minutos depois, chamou-me, aflita, e disse-me que se tinha tentado matar", recorda. No caixote do lixo, a mãe encontrou vazias duas caixas de medicamentos para tratar as varizes e para aliviar as dores musculares. A direcção da Escola Básica 2,3 da Sobreira recusou prestar declarações ao Correio da Manhã, informando apenas que "já está a tratar do caso".

Fonte:Correio da Manhã, 18.03.2012

Post publicado por Ana Friza

Meio milhão de casos novos de cancro devem-se à obesidade, revela estudo

Cerca de meio milhão de novos casos de cancro por ano entre os adultos podem ser atribuídos ao excesso de peso e à obesidade, defende um estudo divulgado esta terça-feira pela revista médica especializada The Lancet Oncology.

O estudo foi desenvolvido pelo Centro Internacional de Investigação sobre o Cancro, que é uma agência da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Uma das suas conclusões é a de que o excesso de peso e a obesidade tornaram-se um dos principais riscos, responsáveis por 3,6% (cerca de 481 mil) dos novos casos de cancro em adultos registados em 2012. 

Esta análise apoia-se numa vasta base de dados Globocan, que comporta a incidência e a mortalidade por cancro em 184 países. 

Os países considerados ricos são os mais afetados com cerca de dois terços (64%) por estes cancros. Na América do Norte registaram-se 111 mil, ou seja, cerca de um quarto do total.

A África subsariana é a região que menos contribui para este balanço, com 7300 cancros. 

Na Europa é a Europa de Leste que é a zona mais afetada, com 65 mil casos. 

O estudo mostra que a relação entre cancro e obesidade afeta mais as mulheres do que os homens, em grande parte devido aos cancros na mucosa do útero e na mama depois da menopausa. 

Nos homens, o excesso de peso é responsável por 1,9% (136 mil) dos novos casos aparecidos em 2012 e nas mulheres é de 5,4% (345 mil).

Segundo a OMS, a obesidade duplicou desde 1980. O peso a mais afeta 1,4 mil milhões de pessoas, com 20 anos ou mais, dos quais mais de 200 milhões de homens e cerca de 300 milhões de mulheres são obesos.

Fonte: SIC Notícias.

Post publicado por Duarte Mixão

Obesidade Infantil



Post publicado por Duarte Mixão

Obesidade Infantil - animação especial

Aprende, de uma forma divertida, os problemas associados à obesidade infantil.




Post publicado por Duarte Mixão

A fome em África

O vídeo que se segue demonstra a realidade muito dura que se vive em África. Alerta-se para as imagens, que podem chocar até o mais indiferente...



Post publicado por Inês Pinhão

Relatório alerta para "fome invisível" que afeta dois mil milhões de pessoas

Cerca de dois mil milhões de pessoas sofrem de "fome invisível" no mundo, uma forma de subnutrição caracterizada pela falta de nutrientes essenciais, alertou hoje uma organização internacional de investigação na publicação do Índice Global da Fome 2014.

Zinco, ferro, iodo, vitaminas A e B estão entre os nutrientes que se não forem consumidos em quantidade suficiente não permitem um bom desenvolvimento nem uma boa saúde, adverte o Instituto Internacional de Investigação de Políticas de Alimentação (IFPRI) sublinhando a natureza "crucial mas frequentemente negligenciada" desta forma de subnutrição.

Os efeitos da "fome invisível" não são observáveis a curto prazo mas revelam-se "devastadores" a longo prazo: subida da mortalidade materna e infantil, deficiências físicas, debilitação do sistema imunitário e das faculdades mentais, sustenta o organismo.

Por outro lado, esta forma de subnutrição verifica-se também em pessoas com excesso de peso ou mesmo a obesidade, muitas vezes associados a um consumo excessivo de "macronutrientes" (lípidos, glúcidos) e deficiente de micronutrientes essenciais.

Mais de dois mil milhões de pessoas sofrem desta "fome invisível", "mais do dobro dos 805 milhões de pessoas" com fome no mundo, sublinha o relatório, realizado em colaboração com as organizações não-governamentais francesa ACTED, alemã Welthungerhilfe e irlandesa Concern Worldwide.

Dos 3,1 milhões de crianças que morrem anualmente de subnutrição, 1,1 milhões morrem de "fome invisível", segundo o estudo.

Além da saúde, a "fome invisível" afeta as economias dos países ao limitar a produtividade das populações, sendo responsável por quebras de 0,7 a 2% no PIB da maioria dos países em desenvolvimento.

Entre as recomendações, o IFPRI desafia os governos a "aumentarem a diversidade alimentar", nomeadamente tornando obrigatória a adição de zinco, ferro e vitaminas essenciais nos processos de transformação dos alimentos.

Sobre o estado da fome no mundo, o instituto aponta uma melhoria em relação a 1990, com países como Angola e o Brasil a melhorarem a sua pontuação mais de 50%, mas sublinha que a situação mundial continua a ser "grave".

O Índice Global da Fome (GHI) ordena 76 países em desenvolvimento do melhor para o pior segundo uma pontuação que combina as percentagens nacionais de população subnutrida, de crianças até aos cinco anos com baixo peso e de crianças que morrem antes dos cinco anos.

Os países com uma pontuação inferior a 5, considerada baixa, são apresentados numa tabela à parte, sendo o Brasil o único país lusófono nela representado.

No GHI, os dois últimos lugares pertencem ao Burundi (35,6) e à Eritreia (33,8), países cuja situação é classificada como "extremamente alarmante".

Timor-Leste é o terceiro pior classificado da tabela, surgindo na 74.ª posição, com uma pontuação de 29,8. Do grupo de 16 países em pior situação, qualificada de "alarmante", consta outro país lusófono, Moçambique, na 62.ª posição, com 20,5 pontos.

Além dos lusófonos, integram este grupo Chade, Comores, Etiópia, Haiti, Iémen, Iraque, Laos, Madagáscar, Níger, a República Centro-Africana, Serra Leoa, Suazilândia, Sudão/Sudão do Sul e Zâmbia.

A Guiné-Bissau é, em contrapartida, o país lusófono mais bem classificado no índice, surgindo em 34.º lugar, com 13,7 pontos. Angola, na 54.ª posição com 17,4 pontos, é também apontada no relatório como um dos países onde a fome mais diminuiu entre 1990 e 2014.

O índice é liderado pelas Maurícias, com 5 pontos, seguidas da Tailândia (5), Albânia (5,3), Colômbia (5,3) e China (5,4).

Fonte: SIC Notícias

Post publicado por Inês Pinhão

Banco Alimentar Contra a Fome inicia hoje campanha online

O Banco Alimentar contra a Fome inicia hoje mais uma campanha online de recolha de alimentos, numa altura em que os pedidos de ajuda continuam a aumentar, disse à Lusa a presidente da instituição, Isabel Jonet.

A campanha, que decorre em www.alimentestaideia.net, permite a participação de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente os emigrantes.




Esta campanha antecede a tradicional campanha de recolha de alimentos nos supermercados, a realizar no próximo fim de semana, em 1995 estabelecimentos comerciais de todo o país, e a campanha "Ajuda Vale", que vai terminar a 07 de dezembro.



A presidente da Federação Portuguesa dos Banco Alimentares, Isabel Jonet, adiantou que, durante o fim-se-semana, 42.000 voluntários irão estar à porta das lojas a convidar "os portugueses a serem mais solidários com as pessoas mais carenciadas da sua região".

Segundo a federação, as famílias, os desempregados, crianças e idosos são os grupos mais afetados pela crise económica, aumentando significativamente os pedidos de apoio e a necessidade de a instituição alargar a sua capacidade de resposta às instituições sociais que apoiam.

"Na senda do que vem sendo habitual nos últimos dois anos regista-se um acréscimo dos pedidos de apoio às instituições, há mais pessoas com necessidades", disse Isabel Jonet.

Isabel Jonet adiantou que, "apesar dos números apontarem para alguma recuperação económica, ela ainda não terá chegado às famílias". 

"Estamos a falar de famílias de menores recursos, que são apoiadas pelas instituições, famílias que vivem muito no limite e se encontram endividadas e para quem o regresso ao emprego ainda não é uma realidade", sublinhou.

A campanha "online" do Banco Alimentar Contra a Fome, que decorreu em dezembro do ano passado, angariou quase 100 toneladas de alimentos, no valor de 112.700 euros.

O Banco Alimentar realiza, duas vezes por ano, três campanhas: a campanha "online", a tradicional recolha de alimentos nos supermercados e a campanha "Ajuda vale", em que as pessoas podem comprar, na caixa dos supermercados, vales de seis produtos selecionados.

Fonte: Sic Notícias

Post publicado por Inês Pinhão

Atriz francesa Isabelle Caro sofre de anorexia e acabou por falecer

Isabelle Caro (12 de setembro de 1982 - 17 de novembro de 2010) foi uma modelo e atriz francesa que se tornou conhecida quando apareceu na campanha 'No Anorexia', fotografada por Oliviero Toscani.

Caro sofria de anorexia desde os 13 anos de idade, época em que a sua mãe veio a sofrer de depressão e que a levou a fechar-se em casa e isolar-se da sociedade juntamente com a filha (Isabelle Caro) por um período aproximado de 5 anos. Em 2006 chegou a pesar apenas 25 kg possuindo 1,65 m (IMC = 9,3 quando o ideal é 18,5, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Despontou na comunicação social em 2007, durante a campanha 'No Anorexia' da marca italiana No-li-ta, mostrando seu corpo magro de forma a tentar alertar as mulheres do mundo inteiro, quanto ao perigo das mulheres se sujeitarem a dietas demasiado radicais e sobre o impacto da anorexia na vida das pessoas.

Faleceu devido a uma pneumonia no Japão. A notícia de sua morte só foi divulgada em 29 de dezembro de 2010. Em 2011, Marie Caro, mãe de Isabelle, por não aguentar o sofrimento pela morte da filha, sentindo-se culpada por isto, cometeu suicídio.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Isabelle_Caro

Post publicado por Martim Martins

Anorexia... uma dura realidade!

Este clip de vídeo demonstra a realidade de um problema grave que, infelizmente, acontece em muitos adolescentes. O objetivo da sua publicação é alertar para o problema e promover a prevenção.





Post de Martim Martins

terça-feira, 10 de março de 2015

Criança nasceu com 4,5 gramas de álcool no sangue

Uma mulher polaca deu à luz uma criança que tinha 4,5 gramas de álcool no sangue ao nascer. A criança encontra-se em estado grave e a mãe arrisca-se a enfrentar consequências penais.
A mãe, de 24 anos, que se encontrava em avançado estado de gestação, terá desmaiado numa loja de bebidas alcoólicas e foi transportada com urgência para o hospital, com uma taxa de 2,6 gramas de álcool por litro de sangue.

A mulher foi imediatamente internada e os médicos viram-se obrigados a realizar uma cesariana com urgência para conseguir salvar o bebé, atendendo ao elevado nível de álcool que a jovem tinha no sangue.

"Quando saiu, o seu coração [do bebé] batia muito pouco e tinha 4,5 gramas de álcool no sangue", conta Wokciech Zawalski, porta-voz do hospital local. Na Polónia a taxa máxima de álcool no sangue permitida a um condutor é de 0,2 gramas por litro, pelo que o recém-nascido tinha um valor 23 vezes acima do permitido.

O bebé, que nasceu duas semanas antes do previsto, está inserido numa incubadora na unidade de cuidados intensivos e está a ser alvo de uma desintoxicação.

A mulher arrisca-se a perder a guarda do filho e a passar cinco anos na prisão por ter colocado a vida do bebé em risco.

Fonte: Jornal de Notícias
Post publicado por João Monte

segunda-feira, 9 de março de 2015

Mulher anorética de 39 anos pesa 25 quilos

Mulher de 39 anos desenvolveu anorexia nervosa na adolescência e decidiu partilhar a sua história, para ajudar quem tem os mesmo problema que ela. Hoje pesa apenas 25 quilos.




Valeria acha-se repulsiva: "Eu quero que os jovens sejam felizes, saudáveis e que tenham uma vida significativa. A anorexia fez-me ficar sozinha, tornou-me feia e repulsiva para as pessoas à minha volta", afirma, citada pelo jornal The Sun.

A mulher russa responsabiliza, parcialmente, a mãe pelo que lhe aconteceu: "A minha mãe tinha medo que eu crescesse obesa como os meus familiares. Foi por isso que, desde muito cedo, restringiu bastante a minha alimentação". Valeria Levitin tem aparecido em vários jornais, revistas e até nalguns programas de televisão como forma de alertar para os problemas da anorexia:

Mas por vezes acontece o caso oposto: "Eu tenho recebido e-mails de raparigas, muito jovens, que querem que lhes ensine a ser como eu." E prossegue: "Todas as cartas que recebi foram de mulheres, a maioria na casa dos vinte anos, que me vêem como uma inspiração".

A alimentação de Levitin consiste em frutas e em pequenas quantidades de carne e legumes. Devido à doença, ela já não consegue diferenciar os sabores dos alimentos. Já consultou mais de 30 médicos mas, afirma, nunca a conseguiram ajudar. Para ela, a cura não está ao alcance da medicina pois não só tem a ver com o corpo, mas "também com a alma".

Apesar disso, garante que não vai desistir de lutar contra a doença: "Eu nunca desisti de nada na minha vida e não vou desistir agora."


Notícia de Diário de Notícias, por Inês Silva, editado por Ricardo Simões Ferreira
4/2/2013

Post de Martim Martins

ASAE instaurou 101 processos por venda de álcool a menores

Nem dá para acreditar...

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica contestou hoje, terça-feira, os dados revelados por um estudo da Deco sobre o número de infracções registadas por venda de álcool a menores de 16 anos em locais públicos.

Segundo um estudo a ser publicado na próxima edição da revista Teste Saúde, "desde 2002 até hoje a ASAE registou 21 infracções por venda ou consumo de álcool em locais públicos, envolvendo menores de 16 anos", e "pela falta de aviso de proibição contabilizou 1058 violações à lei".

Contudo, fonte da ASAE assegurou à Agência Lusa que estes dados "não estão correctos", lembrando que este organismo "só existe desde 2006". 

Desde essa data, e no âmbito de todas as fiscalizações feitas, por consumo de álcool em locais públicos por menores de 16 anos foram instaurados 61 processos, enquanto que por venda foram abertos 101 processos. 

A mesma fonte acrescentou que por falta de aviso de proibição foram instaurados 478 processos. 

"Sempre que a ASAE faz operações de fiscalização a locais onde há venda de bebidas alcoólicas, faz parte dos itens a venda de álcool a menores", afirmou, sublinhando ainda que esta fiscalização não é da competência exclusiva da ASAE, cabendo também à PSP e à GNR.

Notícia adaptada de http://www.jn.pt/

Post elaborado por João Monte

Consumo de uvas para combater a obesidade!

Há mais uma razão para consumir um dos frutos mais típicos de Portugal. Comer uvas pretas, beber vinho tinto em moderação ou mesmo beber sumo destas uvas ajuda a combater problemas causados pela obesidade, revela um estudo realizado por três universidades norte-americanas.

A investigação consistiu em expor o fígado humano e células gordas criadas em laboratório a estratos de quatro químicos presentes numa variedade de uvas pretas típicas do sul dos Estados Unidos.

Um dos químicos, o acido elágico (um polifenol com fortes propriedades antioxidantes), demostrou ser particularmente potente diminuindo drasticamente o crescimento e a formação das células gordas. Por outro lado, este químico acelerou o metabolismo de ácidos gordos do fígado.

Ao acelerar a queima de gorduras, especialmente no fígado, estes químicos “podem melhorar a saúde das pessoas com excesso de peso”.

Fonte: Boas Notícias
Post de Gonçalo Seixas e Duarte Mixão

quarta-feira, 4 de março de 2015

3,5 milhões de portugueses acham que fumar não faz muito mal...???

Resultado de imagem para cigarro

Seis anos depois da lei do tabaco, o perfil dos fumadores portugueses mantém-se: quase todos (90%) começaram a fumar entre os 12 e os 20 anos e poucos têm motivação para parar. Aliás, somente metade da população entre os 15 e os 64 anos considera que o consumo de tabaco é "um fator de risco para a saúde com muita importância" e 5% defende mesmo que "fumar um ou mais maços de tabaco por dia" não constitui um perigo acrescido.

Perante os resultados, os autores do relatório "Portugal - Prevenção e Controlo do Tabagismo em Números 2014", apresentado na Direção - Geral da Saúde, são taxativos ao afirmar que o consumo de tabaco vai ser responsável por 11 mil mortes por ano em Portugal, 10,3% da mortalidade total no país. Por outras palavras, o tabaco vai matar 30 portugueses por dia.
Para o futuro, as autoridades de saúde projetam, até 2016, uma redução 2% na prevalência do tabagismo na população com mais de 15 anos. Mas já no próximo ano o Governo quer transpor a diretiva europeia. Isto é, ditar novas restrições, por exemplo sobre os cigarros eletrônicos ou com aromas.


Fonte: Jornal Expresso
Post de Leandro Matos

segunda-feira, 2 de março de 2015

Internet. Sabe o que enfrentam os seus filhos?

O Dia Europeu da Internet Mais Segura celebra-se esta terça-feira, numa altura em que pais e educadores têm de dobrar atenções para com assuntos como a violação de dados pessoais, roubo de identidade ou ciberbullying. Vânia Neto, diretora para a área de educação, cidadania e responsabilidade social da Microsoft Portugal, explica quais os perigos que as crianças e jovens enfrentam na internet e como podem ser evitados



Quais os perigos mais comuns que as crianças e jovens enfrentam online?

A cada vez maior exposição das crianças e jovens no mundo online abre espaço para inúmeros riscos e vulnerabilidades, como a violação dos dados pessoais, o roubo de identidade e ligações fraudulentas, que acontecem de forma cada vez mais sofisticada e engenhosa. A isto soma-se a transição dos riscos online na área técnica para a área social, nomeadamente através das redes sociais, onde se regista também uma presença e interação cada vez maiores por parte destas crianças e jovens.

Temas como o ciberbullying ganham também terreno, aproveitando o potencial da internet para disseminar informação facilmente disponível para fins difamatórios, dando lugar a comportamentos de perseguição e humilhação entre os pares. Um estudo recente revela que 45% dos jovens conhecem vítimas de ciberbullying.

Acresce ainda a falta de consciência de que a informação que é publicada pode ser visualizada também por predadores que atuam no mundo online. Por exemplo, as estatísticas revelam que em 82% dos crimes sexuais online contra menores, o infrator utiliza as redes sociais para obter informações sobre os gostos da vítima.

Artigo extraído do Jornal Digital "Dinheiro Vivo", 10-02-15